Afídeos – o que são e que tipos existem?
Os afídeos são a principal praga na maioria das culturas fruteiras, causam deformações nas folhas, caules e frutos, debilitam a planta, mancham os frutos e, em alguns casos, destroem os gomos foliares e florais.
Os afídeos são uma das pragas que tem um maior número de inimigos naturais: parasitóides e predadores, tais como joaninhas, bicha-cadela, crisopas, sirfídeos e cecidomídeos, entre outros.

Os prejuízos gerados pelos afídeos podem ser classificados em diretos e indiretos: diretamente, a atividade de alimentação dos afídeos debilita os gomos, deforma as folhas, reduzindo a capacidade fotossintética e o crescimento da planta. Embora ocorram na fase inicial do ciclo vegetativo das fruteiras, estes prejuízos comprometem a produção final da cultura.
Os prejuízos indiretos resultam do facto de os afídeos serem vetores de vírus, como por exemplo, o vírus da sharka, doença que afeta as culturas prunóideas, nomeadamente, pessegueiros, nectarinas, damasqueiros e ameixeiras.
Há dois tipos de afídeos, consoante a planta hospedeira e a forma de reprodução:
Consoante a planta hospedeira os afídeos podem ser:
- Monoicos: os afídeos que completam o seu ciclo num único hospedeiro ou espécie de árvore.
- Heteroicos: os afídeos que alternam de hospedeiros, de um primário para um secundário de espécie diferente, onde vivem todo o ano, reproduzindo-se por partenogénese (quando a fêmea se reproduz sem prévia fecundação).
Consoante a sua forma de reprodução os afídeos podem ser:
- Vivíparos: aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo materno.
- Ovíparos: são os afídeos que põem ovos. Passam o Inverno na forma de ovo, gerado por fêmeas sexuadas. São as designadas espécies holociclicas.
Consoante o tipo de ciclo os afídeos podem ser:
- Holociclicos: os que alternam gerações sexuadas e partenogénicas.
- Anolociclicos: os que apenas apresentam individuos partenogénicos.

Afinto – a solução da Syngenta para controlo de afídeos
Afinto, o novo aficida da Syngenta é respeitosamente eficaz no controlo de afídeos em culturas fruteiras, hortícolas, culturas extensivas e ornamentais. Respeita totalmente a fauna auxiliar, sendo, por isso, uma ferramenta indispensável em programas de proteção integrada de pragas.
Descubra todas as vantagens de Afinto neste vídeo:
Afinto é uma solução para controlo de afídeos, tem atividade sistémica e é seguro para os insetos auxiliares. O seu modo de ação único garante excelente eficácia, graças à proteção rápida e duradoura, com total segurança. Uma nova ferramenta que torna o catálogo da Syngenta ainda mais completo.
Deixe um comentário